QUEM SOMOS

QUEM SOMOS

Cuidadores Portugal é uma rede multidisciplinar e independente de profissionais que representa os cuidadores de Portugal. O nosso principal objetivo é dar-lhes visibilidade e voz, e influenciar as políticas a nível nacional e na União Europeia.

Participamos na consultoria e no desenvolvimento de serviços de apoio para a promoção da saúde e qualidade de vida independentemente da sua idade, ou necessidades particulares de saúde da pessoa a quem prestam cuidados.

Esta equipa de profissionais, do mundo académico e da comunidade colabora com inúmeros parceiros e organizações, como universidades, autarquias, empresas, associações e centros de investigação.

Pretendemos aumentar a consciencialização sobre o contributo significativo dos cuidadores informais para a sociedade, e em particular no contexto do sistema de saúde, serviço social e economia do país.

Promover a inclusão, a inovação social, o desenvolvimento de novas tecnologias e de instrumentos financeiros para que os cuidadores disponham de soluções e alternativas para o seu dia-a-dia, afirmam-se também como nossos desafios.

Núcleo de informação para os Cuidadores Informais na União Europeia – InformCare

A Eurocarers é a rede europeia que representa os cuidadores informais. Enquanto associação, persegue fins filantrópicos, educacionais e científicos e, define cuidador como a pessoa que presta cuidados não remunerados a outra pessoa, com uma doença crónica, deficiência ou outra condição de saúde de longa duração, ou necessidade de cuidados, fora do âmbito profissional ou formal.

A Eurocarers promove a difusão de informações, experiências, conhecimentos e boas práticas para os cuidadores e desenvolve neste âmbito em parceria com outros países, o Núcleo de Informação para os cuidadores informais - A Plataforma Internacional – InformCare.

Esta Plataforma é desenvolvida no âmbito do projecto europeu INNOVAGE, num contexto de cooperação entre 27 estados membros da União Europeia, incluindo Portugal. Disponibiliza conteúdos sobre diversos aspetos inerentes ao cuidar, facultando aos seus utilizadores informação organizada que abrange conteúdos comuns aos diversos países e também aspetos particulares a cada um, essencialmente no que diz respeito ao acesso aos cuidados de saúde, direitos sociais, leis e apoios para os cuidadores, bem como informações para profissionais de saúde e empregadores.

No futuro, a InformaCare disponibilizará serviços interativos para os cuidadores, através de chat e de forum no sentido de promover à divulgação de experiências, conhecimentos e de boas práticas entre os utilizadores da plataforma.

Coordenadores Nacionais da Cuidadores Portugal e,
Coordenadores Nacionais da Plataforma Europeia InformCare

José Bruno Alves, PhD
Ana Ribas Teixeira, PhD