PROJETOS

PROJETOS

A Cuidadores Portugal criou um núcleo de investigação com sede no Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia e colabora simultaneamente junto de diversos parceiros (na comunidade, no meio científico e a nível autárquico).

A cooperação nacional e internacional no domínio da investigação e da educação, a partilha de experiências, e a aposta na inovação e a promoção da qualidade de vida dos cuidadores informais são os vetores da Cuidadores Portugal. Vários projetos estão a ser desenvolvidos, nomeadamente:

Porto4Ageing - Centro de excelência em envelhecimento activo e saudável do Porto

A Cuidadores Portugal integra o consórcio Porto4Ageing, que reúne mais de 80 organizações, onde procura contribui ativamente para o objectivo global de responder melhor às necessidades dos cidadãos, especialmente em assuntos relacionados ao Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Porto.

ICT4Life - Services for Life Improvement for the Elderly

Cuidadores Portugal esteve presente no dia 12 de Maio 2016 na ICT4Life Advisory Board Meeting em Bruxelas, como consultora e representante da rede europeia de cuidadores informais neste projeto internacional.

ICT4Life é um projecto do Horizonte 2020 que iniciou em Janeiro de 2016, com a Federação Europeia de Hospitais e Cuidados de Saúde (HOPE - European Hospital and Healthcare Federation) no qual se criará uma plataforma para desenvolver um conjunto de serviços inovadores a pacientes com Parkinson, Alzheimer e outras demências como também para profissionais de saúde e cuidadores informais.

Futurizens – Membro da Comunidade Futurium

Na sequência da workshop "Ground-breaking policies for future societies", realizado em junho, em Dublin, onde os participantes fizeram um brainstorming sobre a Sociedade Digital em 2050, a Cuidadores Portugal tornou-se Futurizens – membro da comunidade Futurium.

Futurium é uma plataforma online da Comissão Europeia, que procura soluções que usem tecnologias, em particular as digitais em diversas áreas da vida dos cidadãos.

Brevemente serão divulgados outros projetos.